Cidadania Simplex qual a utilidade do e-mail?
Neste espaço de cidadania, interrompo o ciclo de análise dos sites da administração pública para reflectir e denunciar outra realidade: a inutilidade do e-mail!
Uma das questões mais prementes que me assalta dede que lido com estas questões da internet é a seguinte: se a ferramente veio facilitar instrumentalmente a comunicação entre as pessoas, porque será que este meio não é aproveitado para isso mesmo, facilitar a vida às pessoas?
Colocada a questão de outra maneira:
- para que servem os e-mail se as entidades públicas em 99% dos casos não estão preparadas para dar a resposta dentro do prazo aceitável e esperado para tal? Que serviço público de qualidade é esperado dessa forma, obrigando as pessoas a deslocarem-se para os serviços?
Ressalvo desde já as excepção por mim conhecidas:
a primeira, a Conservatória do Registo Automóvel, que responde em 24 horas aos e-mail. Considero isto um excelente serviço, dentro dos parâmetros do serviço virtual pela internet e das expectativas do cidadão. A 2ª situação que conheço é da Direcção Geral de Viação que responde entre 48 e 72 horas, o que considero muito bom, tendo em conta o facto da maior parte nem sequer responder aos e-mail.
Neste conhecido processo de SIMPLEX-COMPLEX será que elaboraram um protocolo de padrão de serviço on-line, virtual a prestar e que possa ser esperado como normal pelo cidadão? As instituições prepararam-se para responder atempadamente às solicitações vindas por via do e-mail de forma a simplificar de facto a vida às pessoas? Então por que apresentar uma publicidade enganosa de que agora a vida do cidadão está mais fácil quando a cultura organizacional ainda emperra na falha de incumbir alguém preparado para responder a estas mesmas solicitações ?
O mais grave ainda é disponibilizarem o e-mail nos contactos e nem sequer se dignarem a responder: experimentem enviar um e-mail para um dos hospitais da rede de assistência médica pública.
Sem comentários:
Enviar um comentário