14.7.06
Viver a marca: superar as expectativas para recomendar...
As marcas tem implícita uma promessa e a sua comunicação é fundamental para que o consumidor a percepcione.
A correspondência entre a comunicação e a percepção vivida pela experiência do consumidor, traduzirá correctamente ou não a correspondência entre a "entrega" e as promessas percebidas.
Decorre que para o consumidor nem sempre é claro nem garantido que os valores transmitidos sejam correspondidos e consequentemente, umas marcas sejam mais fiáveis que outras. A qualidade do relacionamento será derimido pelo maior ou menor espaço obtido nessa diferença.
Superar as expectativas concederá maior credibilidade e fiabilidade do consumidor em relação à marca. Trará maior lealdade? Por princípio, sim. Nem sempre isso acontece, quando outros factores da entourage do consumidor mudam e factores irrelevantes num dado momento se alteram, pendendo o factor decisão in momentum para outra marca.
É sobre este "clink" que incide o experiential marketing: conhecer os consumidores e efectivar momentos experimentais sobre os factores de decisão destes consumidores, de modo a perceber o que constitui neles a mudança de percepção em relação às marcas.
O "click" no momento de escolha do consumidor e o "link" de conexão causa-efeito na sua mente, que o leva a escolher esta ou aquela marca, são os factores críticos de sucesso nesta matéria do Experiential Marketing.
Mais do que as promessas, a comunicação das mesmas e a sua percepção, entender os factores desviantes e os factores de dissonância em relação às marcas e produtos constitui o próximo desafio e a mais valia na activação.
Recomendar é decidir e arrastar positivamente outros para a experiência de consumo e, provavelmente, para a manutenção de um relacionamento a longo prazo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário