29.8.06

A centopeia do Futebol

A centopeia do futebol nacional

Tem muitas patas e seria o jogador All-in-One ideal para todas as posições em campo, até mesmo na baliza...mas não é, infelizmente para alguns dirigentes desportivos, a braços com a falência técnica de clubes de que são reponsáveis.

Este bichinho, com alguns exemplares no Jardim Zoológico de Lisboa, simpático para alguns e odioso para outros, é mais o símbolo de alguns dirigentes desportivos do cenário nacional, que jogam em muitos campos, em muitas 4 linhas não relvadas e estão reféns de muitos compromissos obscuros. Já nem falo de qualquer indício de corrupção pois só ouço falar e não aparecem provas de nada. Este tema, uma vez mais na vox populi veio à tona, mas foi escamoteado pelo ensurdecedor grito dos arautos da desgraça.

O que não entendo sinceramente, é a fuga para a frente de todo um conjunto de situações e o adiar sine dia de um caso como este, envolvendo 2 clubes de presença na 1ª liga da época transacta, como este caso chega ao estado actual e cria o impasse a outro clube, já de si emparelhado na camisa de forças do calendário de jogos do campeonato nacional e da Liga dos Campeões. Depois entra outro clube, tipo rabejador, para ajudar ainda mais à festa. E o inteligente manda suspender tudo após a entrada em campo da justiça portuguesa...do qualé sintomático a afirmação suspeitosa de um dos dirigentes "confiamos na justiça dos tribunais portugueses, já que na desportiva não podemos confiar". É só de agora? Descobriram a pólvora? Ou foi só enquanto andaram na Liga até ao risco de descerem de divisão?

Se este cenário todo não é confuso, não sei o que é confusão...mas certamente para os adeptos cada vez mais esclarecidos com todo este caso e com os peões de brega nesta arena reinante, não vai haver jogo nas 4 linhas proximamente, pelo menos com relva e passa tudo ao pelado!

As regras do jogo fora das 4 linhas só é válido para alguns e agrada até um dia, senão que dizer do compromisso imposto pela FIFA e UEFA sobre a proibição de recorrer aos tribunais civis em questões desportivas? Que dizer do divórcio agora entre dirigentes políticos no poder e que dão dinheiros públicos para estes clubes, se inibem de vir a terreiro para fazer uma autoscopia neste mal emaranhado? Que dizer da irresponsabilidade de deixar este caso ir de férias sem solução? Que dizer da comissão de disciplina da Liga a lavar as mãos nisto tudo e a regozijar-se com o regabofe? E a Liga? E a Federação? E o jogador? E...?

A improdutividade nacional chegou ao futebol pois já nem serve o lema "deixem-nos trabalhar"...Vão-se embora por favor.

O que grito é "deixem-nos apreciar o futebol" ao qual os jogadores certamente responderão "deixem-nos mostrar o que sabemos a jogar". Pagamos para ver um espectáculo mas não é este, pois em vez de se dedicarem a fazer do evento desportivo de cada jogo um verdadeiro show off (ao menos nisto podiam aprender alguma coisa com os americanos!), estes dirigentes andam entretidos a auto-promoverem-se À custa dos papalvos que somos nós.

Para este cenário "já dei" tempo de antena demais...boa sorte aos 3 grandes na Liga dos Campeões!

Sem comentários:

Social BookmarkAdd to Google Reader or Homepage

citywatchers