6.8.06

OPA da SONAE à PT: a reacção em vez da pró-acção

É por demais estranho ou daquelas coincidências articuladas nos labirintos do poder, só após a intervenção pública de um responsável de um dos principais accionistas da PT, Ricardo Salgado do BES vir a terreiro defender uma reacção contra a OPA por parte da Administração da PT, é que esta apresentou algumas propostas esparsas e difusas para contrariar aquela.

Estranha-se ainda mais, após o debate de alguns meses em torno desta questão e da entrada do novo Presidente do CA não ter acontecido ontem. Pior ainda, seria o papel natural do CA da PT e o seu dever fundamental, defender os accionistas e dar contributos válidos para a criação de valor dos seus títulos e investimento.

Acresce que para o contribuinte comum como eu, não entender qual será de facto o poder da propulsão da golden-share do Estado neste caso e para que serve no actual contexto das opções apresentadas, quer em termos de investimento quer em termos de estratégias para o futuro.

A visão estratégica do Estado quanto a este importante sector da economia nacional permanece no limbo e no segredo dos deuses, entulhada na lava do vulcão do toma-lá-dá-cá dos job for the boys, sem entender que mais vale ser claro, sucinto, conciso e directo quando se trata dos dinheiros públicos.

Para além do mais, a contendo com a Comissão Europeia por causa da sua participação priveligiada naquela empresa e condicionando o mercado de diversas formas, quer pela aprovação de operadores quer pela regulação quer pela sua participação em inúmeras empresas de forma directa ou indirecta, o Estado concentra mais esforços em intervir directamente na economia nacional de forma desproporcionada se compararmos com outras economias (Inglesa, Irlandesa, etc) tidas como exemplos de flexibilidade e crescimento, em detrimento dos ganhos imediatos para o consumidor, do seu efectivo poder regulador, em cobrar impostos, em aplicar as coimas aos faltosos e depauperadores do erário público e a quem viola as próprias regras reguladoras do mercado.

Se alguém entender o que se quer e qual o caminho a trilhar será um iluminado ou um favorecido pelo poder vigente neste país de havaianas, a banhos com vagas de calor.

Mais info sobre a OPA PT

Sem comentários:

Social BookmarkAdd to Google Reader or Homepage

citywatchers