Os níveis de Ozono estão mais detectáveis e partilhados: Ozone web
As recentes notícias veiculadas pelos media sobre os níveis de ozono registados em algumas zonas de Portugal nestes dias de Agosto são deveras alarmantes e inspiram cuidados redobrados nesta época estival.
Neste contexto, surge uma notícia interessante e de utilidade para quantos estão preocupados com esta problemética: a Agência Europeia do Ambiente lançou recentemente um novo website que disponibiliza informações acerca da poluição por ozono existente no continente europeu.
O projecto denominado Ozone Web dá a possibilidade de medir e ficar a conhecer a qualidade do ar tanto em termos locais como à escala europeia.
As informações são actualizadas de hora a hora a partir de dados enviados por cerca de meio milhar de estações de monitorização da qualidade do ar espalhadas por todo o continente europeu.
O acesso às informações poderá ser feito através da utilização de um mapa interactivo ou então introduzindo o nome da localidade e país.
O website contém ainda um conjunto de informações úteis acerca da forma de evitar este tipo de poluição.
A poluição causada pela exposição a níveis de concentração de ozono acima dos valores-limite estabelecidos pela União Europeia, 180 micriogramas por metro cúbico, é já encarada como uma questão de Saúde Pública, provocando dificuldades de respiração, afectando assim os pulmões.
O ozono trata-se de um gás muito importante na estratosfera, pois permite criar uma camada de protecção dos raios ultra-violeta, mas a sua existência junto à superfície terrestre pode ser bastante prejudicial.
Veja mais informação sobre a Ozone Web
Sem comentários:
Enviar um comentário